24/09/15





A tapioca é fonte de carboidrato, assim como o pão e outras massas, no entanto, ela não leva açúcar, sal ou gordura no seu preparo, apenas fécula de mandioca e água. Ela ganhou status alternativa saudável ao pãozinho porque é livre de glúten, proteína do trigo que deixa o organismo inflamado e propenso a acumular gordurinhas.


Um disco de tapioca preparado com 4 colheres de sopa da fécula de mandioca tem cerca de 70 calorias, metade da quantidade de um pão branco. Além de ser fonte de carboidrato e não possuir glúten, o alimento é leve e fácil de ser digerido. Se você busca um substituto para o pão no café da manhã, esta é uma boa opção. Basta variar os recheios conforme seu gosto e necessidades nutricionais.


Dicas para dieta com tapioca

1. Atenção à obtenção de fibra

Como o alimento não tem fibras, o ideal é adicionar linhaça, chia ou aveia à goma de mandioca antes de levá-la à frigideira. A medida pode segurar a fome por mais tempo, além de fazer o intestino funcionar melhor.

Recheios com carnes, folhas verdes, tomate, legumes, mel, coco, banana, morango, podem ajudar a compensar a falta de fibras e do biju. Para rechear a tapioca, vale tudo, de ovo a frutos do mar.

2. Quantidade recomendada

O ideal é consumir uma tapioca por dia. Junto com um cardápio saudável e atividades físicas, ela pode ajudar a emagrecer até 2kg em 3 dias.

Prepará-la demora menos de dois minutos. Basta peneirar uma porção de goma de tapioca já hidratada e colocar na frigideira sem qualquer adição de gordura.

4. Como ajuda a emagrecer?

Por possuir baixo valor calórico e ser uma ótima opção para substituir o pão, acaba virando forte aliada para quem está fazendo dieta e procura reduzir gordura localizada.

E ainda pode ser um ótimo lanche pré e pós-treino. Ao invés de investir dinheiro e calorias nas barrinhas de cereal industrializadas, substitua o lanche pela saudável tapioca. Por ser digerido facilmente, o alimento fornece energia mais rapidamente para o corpo, gerando um melhor rendimento durante o treino. Depois de praticar atividades de grande gasto energético, a tapioca também funciona como ótima fonte de recuperação rápida.
Dependendo do recheio que você escolher, a tapioca pode ser uma refeição 100% livre de gorduras e açúcar já que sua preparação é feita apenas com farinha e água. Além disso, já que a tapioca apresenta muito menos sódio do que alimentos industrializados, evita o efeito de inchaço e muito mais saudável.

Também é uma maneira gostosa de inserir alimentos funcionais na sua dieta, como chia, linhaça, gergelim, shitake, shimeji, manjericão e oregáno.

5. Sugestões de recheios leves:


Opção 1: 1 banana prata + 1 colher (sopa) de chia + 1 colher (sopa) de cacau em pó + adoçante sucralose a gosto.

Opção 2:
 1/2 xícara (chá) de espinafre picado + 1 fatia de mussarela.

Opção 3:
 
1/2 lata de atum ralado (light) em água + 1 uma colher (sopa) de requeijão light.

Fonte: Melhor com Saúde
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA