16/09/15



Embora perder peso seja uma questão matemática (temos que ingerir menos calorias do que gastamos), há muitos fatores escondidos por trás desta equação. Sabemos que não existe (infelizmente) uma fórmula mágica para nos livrarmos dos quilos a mais e atingirmos o peso ideal, mas podemos contar com algumas ajudas naturais para tornar o processo um pouco mais fácil.



Para perder peso, precisamos manter uma alimentação saudável e balanceada, além de praticar atividade física com regularidade. Também é importante beber bastante água (pelo menos 2 litros diariamente) e nos assegurarmos de que o nosso organismo esteja funcionando de forma adequada e recebendo todos os nutrientes dos quais precisa.
Nossa dica de hoje está relacionada a estes dois últimos pontos. As águas cítricas podem fazer parte de uma dieta saudável já que nos ajudam a atingir a meta diária de ingestão de líquidos com mais facilidade e, ainda oferecem uma infinidade de benefícios para a saúde do nosso organismo. Quer conhecer algumas receitas? Então não deixe de ler este artigo.

Os benefícios das águas cítricas

Beber água é uma parte muito importante do processo de emagrecimento, masmuitas pessoas comentam que têm uma dificuldade enorme em beber os 2 litros recomendados diariamente. Para tornar este objetivo um pouco mais fácil, que tal mudar um pouco a água?
Combiná-la com frutas cítricas pode ser uma ótima maneira de facilitar esta tarefa.O sabor extra das frutas faz com que beber água seja muito mais gostoso. Além disso, os cítricos proporcionam diversos benefícios para a saúde:
·         Reduzem a inflamação no organismo
·         Ajudam no processo de digestão
·         Contribuem para a eliminação de toxinas do corpo
·         São ricos em vitamina C e, por isso, fortalecem a imunidade
·         São ricos em potássio, importante para a saúde do coração e para a função cerebral e nervosa
·         Proporcionam energia

Receitas de águas cítricas

Que tal começar já a aproveitar estes benefícios? As cinco receitas que mostraremos a seguir são deliciosas e super fáceis de fazer.

1.     Laranja e baunilha

Uma receita extremamente simples e deliciosa, que deixa a água com um sabor muito especial.

Ingredientes

·         2 litros de água
·         1 laranja cortada em rodelas
·         1/2 colher de chá de extrato de baunilha
Basta combinar os três ingredientes em uma jarra e misturar bem. Deixe na geladeira por pelo menos uma hora antes de consumir, para que a água fique com o sabor da laranja e da baunilha. Mesmo depois deste período, deixe na geladeira e sirva sempre fria para obter um efeito refrescante.


2.    Limão, laranja e hortelã

Nesta receita, a laranja dá um toque doce à água, contrastando com o sabor azedinho do limão. Finalmente, a hortelã deixa tudo muito mais refrescante.

Ingredientes

·         Meio limão
·         Meia laranja
·         Um punhado de folhas de hortelã
Lave as frutas e corte-as em rodelas. Em seguida, pegue uma jarra e coloque as fatias de laranja e de limão no fundo, acrescentando as folhas de hortelã nos espaços entre elas. Por cima, encha a jarra com água e gelo. Deixe que a água absorva os sabores cítricos por pelo menos 20 minutos antes de beber.

3.     Limão siciliano, pepino, laranja e manjericão

Além dos cítricos, o pepino ajuda a hidratar o organismo por ser riquíssimo em água, e o manjericão dá um toque especial.

Ingredientes

·         2 litros de água
·         2 laranjas
·         1 limão siciliano
·         1/2 pepino
·         1 punhado de manjericão
Coloque as laranjas, o limão e o pepino em uma jarra e amasse suavemente usando uma colher para liberar mais os sabores. Adicione o manjericão picado e a água, e mexa para dar início ao processo de infusão. Ela pode ser mantida na geladeira por até 2 dias.


4.     Tangerina e alecrim

Esta é a receita mais exótica, mas nem por isso fica menos saborosa.
Basta misturar alguns gominhos de tangerina com um punhado de alecrim em uma jarra com água. Deixe que a infusão tome gosto por pelo menos 2 horas antes de consumir. Mantenha-a na geladeira para obter um sabor mais geladinho e refrescante.

5.     Laranja, chia e canela

A canela e a chia, com todos os seus benefícios para o organismo, funcionam como um complemento ideal nesta água cítrica.

Ingredientes

·         2 laranjas
·         2 paus de canela
·         2 colheres de sementes de chia
Coloque todos os ingredientes em uma jarra e encha-a com água. Mexa com uma colher para iniciar a infusão e mantenha na geladeira durante a noite antes de servir no dia seguinte. Beba com pedras de gelo e aproveite!

fonte: melhor com saúde

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