30/08/15




Temos cerca de 200 cílios em cada olho e eles precisam de tantos cuidados quanto seus cabelos. Caso contrário, problemas típicos dos fios podem dar as caras: queda, quebra e até caspa. Só que nesse caso, a atenção precisa ser maior. Como os cílios são uma espécie de proteção dos olhos, fazer vista grossa para eles pode prejudicar a visão. WH montou um guia completo de como cuidar desses pequenos fios e conseguir efeitos especiais com os itens certos de maquiagem.

S.O.S perguntas & respostas



> Acho que tenho caspa nos cílios. É possível?
Segundo a dermatologista Claudia Marçal, de São Paulo, membro da Academia Americana de Dermatologia, o mais provável é que o quadro indique uma blefarite, que é a inflamação (de origem bacteriana, alérgica ou seborreica) das glândulas na borda das pálpebras e provoca descamação. Seu dermatologista precisa avaliar o caso para saber se o tratamento indicado é por meio de antialérgicos, antibióticos ou mesmo alguma terapia antistress, já que esse é o vilão que costuma desencadear o quadro nos casos seborreicos. "Alguns cuidados são sempre os mesmos: evitar água quente, exposição ao vento e uso de cosméticos com substâncias conservantes", avisa Claudia. Limpar as pálpebras todo dia com loção de limpeza dermatológica e oftalmologicamente testada é a principal maneira de evitar a "caspa" nos cílios. 
Por que meus fios não param de cair?
A queda é normal e faz parte do processo de renovação dos fios, que ocorre a cada quatro meses, em média. Se os seus estão despencando a ponto de deixar falhas, você deve estar sofrendo de alopecia ciliar. "Ela pode se dar por blefarite, carência nutricional (geralmente de vitaminas B e E, zinco, selênio ou ferro) ou alguma doença autoimune, como hipotireoidismo e lúpus", observa Claudia. Antes de entrar em desespero: também há grandes chances de a queda se dar pelo mau uso da maquiagem. "A principal causa é o abuso de produtos à prova d’água, cuja remoção é difícil e pode puxar os fios", explica Claudia. Máscara para cílios fora da data de validade é outro perigo, então fique esperta: após abertas, elas duram mais ou menos três meses. Ou seja, mesmo que ainda tenha produto na embalagem, pode jogar no lixo!
> Preciso hidratá-los?
Sim. Isso impede que as hastes ressequem e fiquem quebradiças. "Aplique um óleo de mamona ou creme à base de vitamina B5 na raiz dos cílios duas vezes por semana, usando uma haste de algodão", indica Claudia Marçal.
> Produtos que prometem o crescimento dos fios são seguros?
Desde que aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sim. Mas é mais garantido investir nos classificados como medicamentos (e não cosméticos), que consistem basicamente de um complexo de vitaminas e ativos que hidratam e estimulam a circulação, acelerando o metabolismo no bulbo piloso e acelerando o crescimento. O oftalmologista Alexandre Moretti, de São Paulo, chama a atenção para a aplicação desse tipo de produto. "Passe apenas na base dos cílios, cuidado para não deixar entrar no olho."

Para realçar 

> Cílios claros: posso tingir?
Sim, mas somente com uma esteticista profissional e produtos específicos. "Os agentes químicos presentes na tinta precisam ser próprios para esse fim, ou haverá perigo para os cílios e os olhos", avisa Kátia Pacheco Barbosa, esteticista e diretora do Salão Menta Pimenta, em São Paulo. A aplicação da tinta leva de 20 a 30 minutos e dura por até dois meses.
> Cílios curtos: dá para alongar?
Sim. O procedimento é feito fio a fio sobre os pelos curtinhos - como em uma extensão de cabelo mesmo. A manutenção é mensal, para recolocar as hastes que se soltaram. "Apesar de alergias não serem comuns, é necessário um teste antes para ver se a cola não vai provocar nenhuma reação, como inchaço nos olhos", avisa Kátia.
> Cílios sem definição: como turbinar?

Com a aplicação de uma espécie de máscara permanente, que reveste os fios e aumenta a definição e o volume. O processo de aplicação leva 15 minutos e o produto dura até 15 dias nos olhos - não sai enquanto você dorme, chora ou lava o rosto. É uma boa alternativa para as férias, quando você quer estar linda, mas não ficar preocupada com maquiagem. Atenção para a remoção, que deve ser feita também no salão, com o produto certo.

fonte: womens health
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA