19/08/15




Deixe de molho com bicarbonato de sódio. Misture 4 litros de água morna com uma xícara (250 ml) de bicarbonato de sódio dentro de um tanque ou bacia, mexendo bem até que o bicarbonato se dissolva. Coloque as roupas brancas encardidas nessa solução, certificando-se que todas as peças estejam submersas. Deixe de molho por mais ou menos 8 horas.


O bicarbonato elimina odores e branqueia, ou seja, é uma opção com vários benefícios. Além do mais, ajuda a amaciar a água dura e as suas roupas não estarão sujeitas a manchas de depósitos minerais da água dura se ficarem de molho nessa solução.


Pegue uma aspirina. Dissolva cinco pastilhas de aspirina de 325mg em 8 litros de água quente. Mergulhe as roupas brancas nesta solução, tomando cuidado para que fiquem completamente submersas, e deixe por aproximadamente 8 horas.
Para acelerar o processo, esmague a aspirina quebrando em pedacinhos pequenos antes de misturar na água. Desta forma, se dissolve mais rapidamente pois mais pedaços estarão em contato direto com a água.
Você também pode pôr umas duas aspirinas diretamente na máquina quando colocar as roupas para lavar, mas deixar de molho com a aspirina é a melhor alternativa.


Trate com pasta de dente. Misture um tubo grande (ou dois pequenos de 90ml) de pasta de dente branqueadora que contenha bicarbonato de sódio e peróxido com meia xícara (125 ml) de bicarbonato, ¼ de xícara (60 ml) de sal e 2 xícaras (500 ml) de vinagre branco. Mexa bem até que a mistura comece a subir. Coloque de molho a peça branca encardida e deixe por 3 ou 4 horas. Enxague com água fria.
Para obter melhores resultados, use uma pasta de dente em forma de creme e não gel, e que contenha bicarbonato de sódio.


Deixe de molho em detergente ou sabão. Misture ¼ de xícara (60 ml) de sabão para lavar roupas ou detergente para louças em um tanque cheio de água. Deixe as suas roupas brancas de molho nesta solução por 2 horas.
Um shampoo pode ser usado em vez do sabão ou detergente, mas neste caso escolha um produto sem perfume e sem colorantes. As roupas brancas podem manchar com os colorantes do shampoo ou com óleos de fragrância.


Deixe de molho em suco de limão. Encha uma panela grande com água e adicione um ou dois limões em fatias. Deixe no fogo alto até ferver. Desligue o fogo, coloque as peças brancas na panela e deixe-as por uma hora.
Corte os limões em fatias e não em metades, para expor mais gominhos à água, liberando mais suco.


DICAS:

Lave roupas brancas separadamente. Se tiver essa possibilidade, lave-as em água o mais quente possível sem no entanto danificar o material, e somente com outras peças brancas. O ideal seria lavar as peças brancas mais encardidas separadas das que estão menos sujas.
·  A água é mais eficaz na remoção da sujeira com uma temperatura de no mínimo 50° Celsius.
·  É verdade que a água quente pode ajudar a fixar alguns tipos de manchas, mas para roupas brancas que já foram lavadas inúmeras vezes e gradualmente perderam a brancura, qualquer mudança de cor já se fixou nas fibras do tecido. Por isso, é preciso considerar o “amarelamento” como se fosse sujeira e usar água quente em vez de fria.
·  Use um sabão na máquina de lavar independentemente dos pré-tratamentos e aditivos que resolver utilizar. Um sabão com enzimas especiais pode funcionar melhor e você deve usar a quantidade máxima recomendada nas instruções de uso para uma lavagem eficaz.
·  Observe que se a água da sua região for dura você precisará usar uma quantidade maior de sabão. Considere a possibilidade de instalar um purificador na sua casa para que a água usada na máquina seja mais delicada para as roupas.
·  Se a água contiver uma concentração alta de ferro, é bom usar um produto para remover o ferro durante o programa de lavagem.

Seque ao sol. A luz do sol tem um poder alvejante natural; por isso, estender as roupas para secar ao sol vai ao mesmo tempo secar e branquear.
·  Se não tiver a possibilidade de secar as roupas ao sol por motivos climáticos ou por qualquer outro motivo, também pode colocar na secadora sem problemas. Você não obterá os benefícios de branqueamento natural da luz solar mas também não corre grandes riscos de danificar as roupas, desde que o tecido possa ser colocado na secadora.

fonte: pt.wikihow.com
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA