26/08/15

Muitas frases que dizemos sem ter a intenção de magoar podem ferir nossas amigas, por isso, toda atenção é válida quando vamos conversar ou dar conselhos sobre algo delicado


Ter amizade com alguém geralmente significa também ter muita liberdade e intimidade com essa pessoa, a ponto de poder dizer a ela praticamente qualquer coisa, não é mesmo?


Porém, mesmo quando amigas tem uma relação de muita liberdade entre si, é importante ter consideração ao se dirigir a ela, tomando cuidado para não ofendê-la ou tentar controlar sua vida através de pequenas frases que dizemos sem perceber seu peso.
Muitas vezes, até mesmo com boas intenções, podemos acabar ferindo uma amiga por dizer o que pensamos sem filtrar essas informações, sem dizer “com jeito”, magoando-a ou a julgando de alguma maneira.
Para que você não cometa esse tipo de deslize com suas amigas, confira a seguir uma lista de algumas destas frases que se deve evitar para manter os limites necessários até mesmo em uma relação com muita intimidade.

1.”Você não quer ter filhos? Quem vai cuidar de você quando estiver velha?”

O primeiro problema com essa frase é que as pessoas não tem filhos só porque precisam de alguém para cuidar deles ao envelhecerem. Além disso, deve-se respeitar a vontade da sua amiga de ter ou não ter filhos, afinal ninguém é obrigado a isso só por ter nascido mulher. Não tente diminuir sua amiga porque ela não quer ser mãe. Isso não faz dela menos mulher.

2. “Como você não me falou nada sobre aquele rapaz com quem você ficou?”

O fato dela ser sua amiga não a obriga a passar um relatório de tudo que está acontecendo na vida dela. Deixe-a decidir sobre o que ela quer falar e respeite se ela mantiver algumas coisas em segredo. Pode ser que ela ainda não esteja preparada para falar sobre o assunto ou que ela se sinta constrangida de falar sobre ele. Em vez de criticar e exigir que ela te conte tudo sobre a vida dela, tente sempre ouvi-la com respeito e não fazer julgamentos, assim ela se sentirá mais a vontade para te contar sobre a vida pessoal.

3. “Eu te avisei!”

Nada pode ser pior do que ouvir da sua amiga que ela te avisou sobre algo ruim que aconteceu, pelo qual você já está se sentindo mal. Dizer isso não ajuda em nada e ainda “pisa” sobre a ferida da sua amiga. Em vez de tripudiar sobre o sofrimento dela, dê apoio e carinho sem julga-la. É o que ela mais precisa nesse momento.

4. “Você não vai conseguir.”

Diante de um momento difícil ou de uma decisão importante da vida, por mais complicada que a situação pareça, não desanime sua amiga. Pense em formas de ajudá-la, seja dando ideias de como superar algo inevitável, ou pensando em maneiras de ajuda-la a se preparar para enfrentar desafios que uma mudança na vida pode trazer. Seja parceira, não aponte dedos e não a desanime. Encoraje-a e seja companheira, apoiando-a em suas decisões.

5. “Como você está gorda!”

Primeiramente, ser gorda ou estar gorda não é algo ruim. Aceite. E isso não tem a ver com você se preocupar com a saúde da sua amiga. Evite querer controlar seu peso, pois isso não é uma decisão sua e sim dela. Esteja ela magra, gorda, careca ou de cabelo comprido, você não deve tentar usar isso para julgá-la ou achar que você sabe o que é melhor para ela. Especialmente se ela estiver tentando fazer uma mudança, seja tentando engordar ou emagrecer, não dê palpite. Tenha a sensibilidade de vê-la além do que a sociedade impõe como certo e errado e a ame sem julgamentos.

6. “Você merece alguém melhor.”

O primeiro erro dessa frase é que você está dizendo que sua amiga não sabe escolher e o segundo, que você está presumindo que ela não enxerga os erros dele. Em vez de criticar o namorado, noivo ou marido da sua amiga, tente mostrar as qualidades que ela tem, valorizá-la e incentivar uma autoestima alta, para que ela saiba que tem seu valor e que não precisa continuar com alguém que não a merece, caso você realmente acredite nisso. Mas lembre-se: elogios só são válidos quando são verdadeiros. Ou seja, nada de elogiar sem critérios ou elogiar por elogiar.

7. “Você tem sorte de ter conseguido alguém assim.”

Com essa fala você está dizendo que sua amiga não merece o parceiro que tem, seja por você achar que ele é bonito demais para ela ou que tem muito mais qualidades que ela. Dizer isso é a maneira mais fácil de ofender uma amiga e magoá-la profundamente. Se você não consegue perceber as qualidades da sua amiga e valorizá-la por elas, está na hora de rever suas atitudes e buscar maneiras de ser uma amiga melhor.

8. “Você deveria fazer mais sexo.”

A frequência sexual de cada um é algo individual e que deve ser respeitado. Não pense que porque você faz 5 vezes por semana, sua amiga também precisa fazer para ser feliz. Cada pessoa tem necessidades e vontades diferentes e ninguém é mais ou menos feliz porque não faz o mesmo tanto de sexo que você.

9. “Você quer ficar solteira para sempre?” ou “Você escolhe demais.”

O grande erro nesse caso é achar que a felicidade de todo mundo depende de estar com alguém, independente dessa pessoa fazer ou não sua amiga feliz. Se ela não quer estar com alguém agora, respeite isso. E se ela não tem interesse em se casar, em se relacionar, respeite isso também. Nem todo mundo quer isso, cada pessoa tem objetivos diferentes de vida e isso não faz delas menos dignas de felicidade.

10. “Você não tem motivos para ficar triste.”

Definitivamente é uma das coisas que dizemos sem perceber o quão insensível essa frase é. Dizendo isso, você está diminuindo a dor que a outra pessoa está sentindo, que só ela sabe o quão grande é. Não banalize o sentimento de outra pessoa, pois você não sabe quão difícil essa situação é para ela. Mesmo que você já tenha passado por algo similar, cada pessoa sente os acontecimentos da vida de uma forma diferente, então ninguém tem o direito de achar que o sofrimento do outro é “besteira” e que não merece a devida atenção. Apoie sua amiga dando carinho e atenção, escute o que ela tem a dizer com respeito, sem julgá-la.
É normal que já tenhamos dito essas frases aos nossos amigos sem ter a intenção de magoá-los, pois são frases comuns e que nem sempre percebemos o quão cruéis podem ser. Mas agora que você já sabe o quanto elas podem ferir, pense duas vezes antes de usá-las, pense em formas alternativas e mais sensíveis de dizer o que você pensa e tome cuidado ao dar conselhos, porque nem sempre o que é bom para você, é bom para suas amigas.

 fonte: dicasdemulher.com.br
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA