25/07/15






A vida atribulada e cheia de compromissos está te tirando o sono? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a insônia atinge cerca de 40% da população brasileira que sofrem para começar a dormir ou mesmo despertando várias vezes durante a noite. A ansiedade de saber tudo o que está acontecendo em seu ciclo de amizade ou trabalho não pode prejudicar a sua saúde. Saia das redes sociais, desligue do trabalho, aceite que é preciso deixar algumas soluções de problemas para o dia seguinte e procure fazer da hora de dormir um ritual do sono. Dedique-se ao relaxamento e ajude seu corpo a descansar.



Cuidado com o excesso de atividades
O seu dia tem apenas 24h e algumas delas devem ser dedicadas ao descanso. Não programe tantas tarefas para um mesmo dia. Você precisa prever que seu corpo precisa de descanso, já que a falta de padrão do sono pode prejudicar o funcionamento do seu sistema imunológico. Isso evitará efeitos posteriores, como estafa, resfriados e gripes, podendo ocasionar problemas mais graves.




Crie rotina
Caso abuse um pouco mais do organismo em uma saída de fim de semana, descanse no dia seguinte, mas procure regularizar seu sono aproximando o horário de ir deitar do que você já faz normalmente. Manter o padrão é muito importante.

Comidas leves
Sopas são uma opção barata, leve e quentinha para o jantar; e que ajudarão seu organismo a se acalmar e relaxar à noite. Uma dica é fazer em grande quantidade de uma vez e deixar pequenas porções congeladas para serem apenas aquecidas à noite. Evite alimentos pesados e muito gordurosos como queijos, requeijão, embutidos e feijão. Eles dificultam a digestão e perturbam seu metabolismo, que deve ser tranquilizado.
Se você demorar muito para pegar no sono e voltar a sentir fome, opte por frutas leves como maçã ou pera. Evite consumi-las muito geladas.

Experimente chás
Ainda sobre o aquecimento do corpo, faça chás para tomar pouco antes de se deitar. Opções de camomila, passiflora, erva cidreira e maçã são ótimas para ajudar a embalar o sono. Misturá-los pode ajudar a diversificar os sabores. Dê preferência a chás feitos das ervas, os de saquinho não têm o mesmo efeito.


Deite-se para dormir
Faça os rituais do sono antes e procure relaxar em outros ambientes da casa. Evite deixar para anotar tarefas do dia seguinte, ver televisão ou dar aquela última olhada nas redes sociais quando estiver deitado. Seu corpo deve se acostumar que a cama é local de descanso.

Não deixe o celular embaixo do travesseiro
No primeiro sonzinho você não vai resistir. Deixe-o carregando fora do alcance das suas mãos. Isso inclusive vai ajudá-lo pela manhã quando o despertador tocar e você precisar levantar para desativá-lo.

Feche as cortinas
A luminosidade pela manhã pode despertar seu organismo antes da hora que você precisa. Crie o ambiente escurinho para que seu descanso seja mais tranquilo.

Sons relaxantes
Se o silêncio parecer angustiante, experimente colocar uma música tranquila. Alguns aplicativos de celular, cds e até playlists do YouTube oferecem coletâneas feitas exatamente para isso. Outra opção é recorrer a fontes de água ou até mesmo ao barulhinho do ventilador. Descubra o que te acalma.

Vida saudável
Parece clichê, mas é verdade. O excesso de peso pode interferir no seu sono. A falta de atividade física também, já que seu corpo pode ter um gasto de energia desregulado e estar ainda muito ativo durante a noite. Bebidas alcoólicas em excesso e o tabagismo, além de todos os malefícios, ainda pioram os sintomas de ansiedade. Equilíbrio é tudo!

Procure tratamentos alternativos
A acupuntura faz um trabalho de olhar para o corpo como um todo, observando e tratando inclusive a frequência e qualidade do sono. Sessões periódicas de massagem e alongamento também podem ajudá-lo a experimentar e prolongar o relaxamento das tensões corporais.

Consulte seu médico
Se nada disso funcionar, seu problema pode não ser diretamente o estresse, mas qualquer outra questão de saúde. Não subestime a insônia, crie um pequeno diário do seu sono e procure ajuda de um clínico.


http://extra.globo.com/

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