28/06/15





O ralo da cozinha ou do banheiro está entupido? Leia este artigo para saber como desentupir ralos e conhecer desentupidores alternativos naturais para se livrar dos maus odores!




 
Todas as famílias sabem que é importante manter as pias da cozinha e dos banheiros limpas e asseadas. Essas áreas da casa são usadas com frequência, por isso elas se sujam rapidamente. Panelas, recipientes, copos e talheres são esfregados e lavados na pia da cozinha todos os dias, e os membros da família usam a pia do banheiro para lavar as mãos, fazer a barba, escovar os dentes etc. Por isso, de tempos em tempos, algum ralo da sua casa vai entupir. Canos e ralos entupidos são um problema e tanto, pois podem causar inundações e odores desagradáveis, mas não são necessariamente difíceis de limpar. Na verdade, limpar canos e ralos pode ser uma tarefa bem simples.

Como desentupir um ralo

Há vários produtos de limpeza que podem ajudá-lo a cumprir essa tarefa de maneira rápida e fácil, mas antes de usar qualquer produto confira se ele é adequado para o tipo de entupimento da sua casa e saiba como usá-lo adequadamente. Essas informações você encontra no rótulo da embalagem. É importante seguir à risca essas instruções, pois, quando mal aplicados, esses produtos podem danificar o encanamento.

 

 

1) Desentupidores químicos

Muitos produtos incríveis foram elaborados especificamente para essa tarefa. Ao serem colocados diretamente no ralo entupido, esses limpadores químicos dissolvem os resíduos e os depósitos que causam o entupimento. Além disso, eles contêm ingredientes especiais projetados para eliminar os germes responsáveis pelos odores que emanam dos canos entupidos, deixando o ralo desimpedido e exalando um cheiro fresco. Depois que o limpador de ralos tiver cumprido sua missão, a água residual deve escoar lentamente, levando consigo o odor estagnado.
É importante sempre seguir as instruções presentes nos rótulos de produtos pesados de limpeza – não somente por razões de segurança e saúde, mas também porque cada tipo de ralo entupido requer uma solução diferente. Por exemplo, o entupimento completo do ralo da pia da cozinha deve ser manejado de forma distinta de um ralo de banheiro que escoa a água lentamente. Excepcionais produtos de limpeza comercializados estão disponíveis para resolver os problemas.

 

2) Como eliminar odores

O mau cheiro é um dos efeitos colaterais do entupimento dos ralos. Na maioria dos casos, um ralo fica entupido quando itens grandes ficam presos no filtro ou começam a entupir o cano de escoamento. Esses itens então apodrecem e as bactérias começam a se reproduzir, liberando um odor desagradável.
A limpeza frequente das pias da cozinha e dos banheiros é um método seguro para manter os ralos livres de resíduos desnecessários. Somado a isso, o uso semanal de uma mistura caseira natural, como a solução de vinagre e bicarbonato de sódio, pode ajudar a evitar o acúmulo de gordura, resíduos e maus odores nos ralos.
A adoção de boas práticas de eliminação de resíduos também reduz os maus odores e a possibilidade de entupimento dos ralos:
·         
Na pia, jogue os restos de comida, o óleo de cozinha usado e os produtos de papel na lata de lixo ou no depósito de lixo orgânico.
·         No banheiro, você pode comprar um filtro de ralo para evitar o acúmulo de cabelo e de outras partículas de sujeira no ralo.

3) Desentupidores naturais
Algumas pessoas preferem usar ingredientes naturais para limpar ralos entupidos. Um dos métodos é o seguinte:
·         Em uma pia seca, derrame ao menos um copo de bicarbonato de sódio no ralo entupido, certificando-se de que o pó desça por ele.
·         Em seguida, derrame aproximadamente dois copos de água fervente e aguarde vários minutos.
·         Adicione mais um copo de bicarbonato de sódio e derrame um copo de vinagre branco logo em seguida.
·         Tampe o ralo. Você vai ver bolhas e ouvir um barulho crepitante vindo dele. Não entre em pânico – isso é bom!
·         Quando as bolhas desaparecerem, adicione mais dois copos de água fervente.

Vale a pena tentar esse processo uma vez por mês para prevenir entupimentos indesejados. Somente tome cuidado para não ser vítima de um entupimento mais sério, quando será melhor usar um produto comercializado em vez de buscar soluções caseiras.

www.cleanipedia.com

0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA