30/05/15

Receita une o formato do bolo de noiva tradicional à massa do bolo de rolo.
Camadas finas do doce de goiaba ficam à mostra, surpreendem e agradam.
Bolo de noiva parece mesmo ser coisa de pernambucano. As boleiras locais mantêm uma receita que não é encontrada em mais nenhum estado do Brasil. É um bolo de massa escura, com vinho e frutas cristalizados, que nasceu após uma adaptação do quitute trazido pelos colonizadores ingleses





Agora, mais uma novidade criada nas cozinhas locais ganha espaço nas festas de casamento. É o bolo de noiva de bolo de rolo, que reúne dois dos quitutes mais típicos do estado.





O doce une o formato do tradicional bolo de noiva à massa do bolo de rolo, que é patrimônio cultural de Pernambuco e representa o estado mundo afora quando se fala em bolos. O resultado é de encher os olhos. Os andares que costumam levar glacê na receita original são deixados à mostra. O que se vê são as finíssimas camadas de massa intercaladas com doce de goiaba que caracterizam o bolo de rolo. A cobertura de açúcar fica só no topo ou na base dos andares, com a decoração escolhida pela noiva.
Segundo as boleiras, a criação tem feito sucesso. Na cozinha de Dorinha, por exemplo, as encomendas já superam as do bolo de noiva tradicional, de ameixa. “Nos meu 25 anos de cerimonialista não percebia que sobrava tanto bolo de rolo. Achava que era por conta da fartura das festas de casamento. Mas, agora, vejo que o bolo de rolo não sobra. Quanto tem os dois, todo mundo prefere o bolo de rolo. Acaba rapidinho. E muita gente já está pedindo só bolo de noiva”, conta.


Dorinha diz que as noivas adoram a ideia de mudar a aparência e o sabor do bolo tradicional. Os convidados também. Quando veem as camadas do bolo de rolo no maior doce do casamento, ficam surpresos e logo querem provar. “Muitas noivas têm pedido um bolo de noiva de frutas só para manter a tradição. Por isso, também fazemos bolos com um andar de bolo de rolo e outro de noiva. E o primeiro acaba antes. Sempre dizemos para garantirem logo seu pedaço”, brinca.




O sucesso é tanto que o bolo de rolo também já está presente nos outros doces das festas de casamento. Dorinha, por exemplo, prepara mini bolos que substituem os bem-casados. Em alusão aos doces tradicionais e as camadas ‘apertadas’ do bolo de rolo, a criação ganhou o nome de "juntinhos". Ela ainda prepara doces de bolo de rolo cobertos por uma fina camada de chocolate e de biscoitos crocantes, feitos com finas fatias do bolo

http://g1.globo.com/

0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA