01/05/15

Nem sempre há tempo para deixar tudo pronto um dia antes, então, o microondas pode ser seu melhor amigo nessas horas! Aprenda a fazer no forno as receitas feitas para o fogão.


Com algumas dicas simples, você consegue preparar qualquer receita no microondas!


Há quem pense que o microondas serve apenas para descongelar ou aquecer a comida, mas é possível fazer delícias usando esse aparelho. A princípio basta encurtar em até 50% o tempo de preparo de qualquer receita. Se um prato pede 60 minutos no forno convencional, vai ficar pronto em apenas 30 minutos no microondas. Só não se esqueça de que os alimentos continuam cozinhando depois que o aparelho é desligado.

Acerte nos minutos

Alguns segredos deixam seus pratos mais gostosos e ajudam a facilitar o dia a dia. Confira:
1. Doure a superfície das tortas salgadas com uma mistura de gema e gotas de molho shoyu.
2. Os pães ficam saborosos e mais douradinhos se você substituir a farinha de trigo refinada pela integral.
3. O arroz fica soltinho se você dourar a cebola com óleo num refratário por um minuto. Retire do forno, coloque o arroz com a água e sal, mexa e volte o refratário ao forno. Cozinhe por 15 minutos ou até que a água seque totalmente.
4. Bacon frito sem sujeira: basta forrar um prato de vidro com três folhas de papel toalha. Ponha as fatias lado a lado e cubra com mais papel. Leve ao microondas em potência alta por 4 minutos e deixe descansar mais dois. Retire o papel e sirva.
5. Para que o frango assado fique dourado, use uma mistura de três colheres (sopa) de maionese com duas colheres (sopa) de shoyu.
6. Espinafre, vagem, couve-flor e brócolis retêm maior quantidade de vitaminas C e B quando preparados no microondas, pois cozinham em menos tempo e pouca água num refratário tampado.
7. Os bolos ganham cor e sabor se a forma for forrada com geleia, goiabada derretida ou frutas carameladas (banana, abacaxi, pera ou maçã) antes de receber a massa.
8. Se quiser assar batatas, fure a casca delas com um garfo em vários lugares. Assim o vapor escapa durante o cozimento, evitando que a casca se rompa. Coloque-as no refratário e leve ao forno em potência alta, sem tampar, por 10 minutos.
9. Secar ervas frescas é muito rápido. Lave-as e seque bem. Separe as folhas do talo e forre o prato do microondas com papel toalha. Espalhe as ervas sobre o papel, deixando o centro livre. Leve ao forno em potência alta. O tempo varia de acordo com cada uma: salsa, cebolinha, manjericão, coentro e hortelã levam de 3 a 4 minutos; orégano, 2 a 3 minutos; louro, de 3 a 5 minutos. Depois de secas, guarde-as em potes fechados.
10. Reduza a quantidade de líquido do preparo de alimentos crus, pois a evaporação será menor no cozimento.
Foto: Getty Images
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA