18/04/15








Ingredientes:

15 unidades de banana (nanica, banana d’água ou prata)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) rasa (sem fazer montinho) de fermento em pó
Canela em pó 
1 pacote de queijo ralado ou em tiras – opcional - (se for usar escolha um queijo ralado que seja mais suave que o parmesão. Pode ser o coalho).
3 ovos médios (se forem grandes use 2)
150 g de manteiga (pode usar até 200 g)

                                                                                                                      Modo de preparo:
A forma (tabuleiro) que você irá usar é grande, de preferência retangular. Como tamanho é relativo e eu não conheço seus utensílios de cozinha (também não precisa comprar uma forma nova só para esta receita), vou dar uma dica: tem que caber o dobro do número de bananas que você irá usar, coladinhas, sem sobrar espaço! Acho que dá para você usar a maior que tiver.
Unte a forma com manteiga.
Corte as bananas pela metade, no comprimento (vão ficar 2 laterais de banana, entendeu? Faça o corte “ao longo” da banana) e forre o tabuleiro com elas, bem encaixadinhas para que não sobre nenhum buraco. Coloque-as “de conchinha” que dá certo!
Depois de montar seu quebra-cabeça de bananas, acrescente sobre elas canela em pó a gosto. Eu recomendo que você coloque bastante, até ficar com a cor marrom predominando.
Sobre a canela, coloque queijo ralado. A quantidade é a seu gosto, não precisa ser o pacote todo. Eu coloco uma quantidade que seja suficiente para ter queijo sobre todas as bananas, sem fazer uma camada espessa de queijo. Se não quiser, nem precisa usar o queijo ralado.
Em um recipiente fundo, misture bem a farinha, o açúcar e o fermento. Despeje a mistura sobre as bananas com canela e queijo, que você já montou. Passe uma colher por cima, arrumando para que ela fique bem distribuída.
Pegue os ovos, desmanche a gema (descarte a película que envolve a gema) e misture com as claras. É só misturar, não é para bater.
Adicione os ovos misturados ao que você já tem na forma. Dica: levante-a com as duas mãos e vá fazendo movimentos leves para que os ovos se espalhem por todos os cantos. Faça com cuidado para não desmontar tudo.
Leve a manteiga ao microondas para derreter (sem papel, claro, e dentro de um recipiente refratário). Não sei dizer quantos segundos vai precisar, talvez uns 30 s. O importante é que você precisa só derreter a manteiga, nada mais do que isso.
Se não tiver microondas, derreta em banho maria.
Pegue a manteiga derretida e faça uns fios sobre a torta. “Fazer fios” significa derramar aos pouquinhos a manteiga, “desenhando” linhas sem deixar formar poças, compreende? Risque bastante para sua torta ficar bem crocante!
Prontinho!! Leve ao forno médio e espere até a torta ficar com uma cor caramelada.

Você vai ver que a casquinha que cobre as bananas é DIVINA!

fonte: socorronacozinha.com.br
1

1 comentários:

  1. Nossa que diferente! Parece deliciosa, vou tentar!
    Beijos.
    pricity.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA