17/04/15

Montar um AP não é uma tarefa fácil, muito menos com apartamentos hoje em dia ficando cada vez mais compactos e mais caros por metro quadrado.

Um dos cômodos que demandam mais atenção nesse momento é a cozinha. Eletrodomésticos grandes como fogão e geladeira e unidades como armários e pia dificultam a economia de espaço; o desafio é pensar em como otimizar a utilização do espaço para que sua cozinha seja funcional e agradável.

Pensando fomos procurar super dicas pra você colocar em prática quando for montar sua cozinha!

Pense na utilização dos espaços verticais como uma maneira de ganhar mais locais de armazenagem. Armários altos até o teto serão uma mão na roda em sua cozinha. E nas paredes geralmente inutilizadas, devem ser aproveitadas com embutidos e estantes. Todo centímetro deve ser aproveitado!

Uma ideia legal é deixar utensílios visíveis – além de economizar o espaço de gavetas e armários, você ainda cria um ambiente rústico e aconchegante. Vale expor panelas, facas, pratos, potinhos, o que estiver disponível. Outra ideia é fazer um escorredor de louça que já seja uma gaveta ou armário – 2 em 1!

Tons pastel e claros tornam os espaços mais amplos. Mas é vale ressalvar que o desgaste é mais rápido com essas opções, e a limpeza é mais difícil. Mas a sensação de amplitude faz valer a pena. Azul claro, branco, rosa claro e nude são cores para se ter em mente tanto na pintura como em ladrilhos e na mobília.

Lâmpadas estrategicamente posicionadas para enfatizar detalhes como materiais e disposição de objetos são uma maneira prática de tirar a atenção do tamanho do cômodo e ainda podem ajudar a iluminar melhor a área do balcão de do fogão. Cômodo bem iluminado é cômodo valorizado! * em tempos de economia de energia, sugerimos lâmpadas LED.

Ilusão de ótica sempre nos ajuda nessas horas! Armários verticais com unidades estreitas dão a impressão de um pé direito mais alto. Por exemplo, unidades com a base escura e os armários mais altos claros trazem mais leveza pra parte superior tornado o espaço mais amplo, já que é para onde nossos olhos geralmente se direcionam. Superfícies e portas brilhantes ou com reflexo também dão a impressão de um espaço mais clean e amplo.

E aí? Vai pensar nessas dicas na hora de decorar sua cozinha?

fonte: buladaarquitetura