18/04/15

Fazer mudança nunca é uma tarefa fácil, porém, com organização podemos minimizar os transtornos desse processo.

Planejar tudo com antecedência é a melhor maneira de não tornar essa hora um pesadelo. Veja, a seguir, algumas dicas de como fazer uma mudança mais tranquila, evitar estresse e dores de cabeça.

Casa nova, móveis antigos
Ir até o novo imóvel antes da mudança é uma boa maneira de planejar como serão distribuídos os móveis e utensílios que você já possui. É importante verificar se seus armários de cozinha e guarda-roupas, por exemplo, cabem nos cômodos ou se devem ser trocados por móveis planejados. Identificando, assim, a necessidade de adquirir novos pertences com antecedência.

Desligamento e instalação de serviços
Verifique com as prestadoras de serviços, como telefone, luz, água, gás, TV a cabo e internet, como proceder e quanto tempo elas levam para desligar as instalações da casa antiga e fazê-las na nova. Algumas empresas levam mais de uma semana para providenciar isso.

Novo endereço
Informe o novo endereço às empresas de cartão de crédito, assinaturas de revistas, escolas e universidades, e quem mais lhe envia correspondências importantes para que você não fique sem recebê-las.

Móveis grandes
Desmonte os móveis que não passam pelas portas. Guarde os parafusos e as pequenas peças em envelopes ou saquinhos, devidamente identificados, para que não se percam no transporte. Dica: contrate um profissional para esse serviço, pois ele saberá a melhor maneira de desmontar o móvel e remontá-lo.

Caixas e mais caixas
Você precisará de muitas caixas! Você pode contatar supermercados ou lojas para consegui-las gratuitamente. Outra opção é comprá-las de empresas especializadas em mudança ou fabricantes de caixas.
Para os objetos frágeis, você precisará de plástico bolha, que podem ser encontrados em lojas especializadas em embalagens. Folhas de jornal, panos de prato e até mesmo fronhas de travesseiro são úteis para embalar esses objetos. Ponha uma etiqueta e escreva: “FRÁGIL” nessas caixas para reforçar o cuidado na hora de transportar.
Etiquetar cada caixa com o nome do cômodo correspondente é a melhor maneira de saber onde estão os objetos na hora de arrumar a casa nova.
Nesse processo de encaixotar todos os pertences, você pode fazer uma filtragem do que realmente utiliza. Se identificar objetos de decoração, roupas, calçados e até mesmo móveis que você não utiliza mais ou que não serão úteis na nova moradia, separe-os para doação.

Alimentos
Alimentos não perecíveis devem ser colocados em embalagens bem vedadas e longe da umidade. Eles podem ser transportados dentro de caixas. Já os alimentos perecíveis, não se aconselha levá-los na mudança, pois podem estragar, dependendo da distância.
Portanto, limpe a geladeira um ou dois dias antes da mudança, consuma todos os alimentos contidos nela ou doe para alguém. Se a distância não for muito grande, você pode acondicionar os alimentos refrigerados em caixas térmicas, muito bem vedadas.

Animais de estimação
Se você possui animais, providencie um local onde eles possam ficar tranquilos enquanto a mudança acontece. Muitas pessoas circularão nas dependências da casa, isso pode frustrar os animais. Deixe-os na casa de algum amigo ou parente. Outra opção são os hotéis caninos. Um transporte adequado para eles também é de extrema importância.

O grande dia
Se você não pode estar presente no dia da mudança, deixe alguém de confiança como responsável pela coordenação do processo. Isso evita que objetos sejam esquecidos ou que algum pertence seja danificado.
Organize os móveis e caixas por ordem de prioridade de utilização. Itens que devem chegar antes ou desembalados no mesmo dia, devem ser os últimos a entrar no caminhão, sendo assim os primeiros a ser descarregados.

Para uma melhor organização da casa nova, peça que os móveis, ao serem descarregados, sejam colocados nos cômodos correspondentes. Já as caixas, o ideal é coloca-las em um cômodo separado, para depois ir arrumando os cômodos, um de cada vez, sem muita bagunça.

fonte: auxiliadorapredial.com.br