06/01/2021










Benefícios dos vegetais verdes escuros 

De acordo com um estudo realizado na Universidade Rush, nos Estados Unidos, uma única porção de folhas verdes escuras por dia pode rejuvenescer o cérebro.
 Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram a dieta e a habilidade mental de 950 idosos durante 10 anos. Nesse período, foram feitos testes para detectar a função mental, além da identificação dos alimentos que fazem da dieta deles.
Aqueles que consumiam vegetais verdes folhosos, como espinafre e couve, uma ou duas vezes por dia tiveram declínio cognitivo significantemente menor que os outros participantes, mesmo levando em conta outros fatores como nível de escolaridade, prática de exercícios físicos e histórico familiar de demência.
Em média, os participantes que comeram com frequência os vegetais verdes escuros folhosos tiveram declínio mental 11 anos mais tarde que quem dispensava esses alimentos.

Saúde do cérebro 

A nutricionista Talitta Maciel, do Espaço Reeducação Alimentar, explica que as verduras verdes funcionam como protetores naturais do cérebro.  “Todas as folhas de cor verde escura, como as couves (manteiga, brócolis, flor), espinafre e a folha da beterraba possuem vitamina E, antioxidante e neutralizador dos radicais livres, propriedade importantíssima na prevenção de doenças e envelhecimento precoce”, afirma.
O consumo das folhas verdes previne arteriosclerose, já que é rico em betacaroteno e vitamina C, conhecidos antioxidantes que impedem a fixação de colesterol ruim nas artérias e veias. Por fim, o ácido fólico evita a ocorrência de infarto e acidente vascular cerebral.
Modo da Fazer Couve Refogada

Ingredientes 

Serve: 4 

·         1 maço de couve manteiga
·         2 colheres (sopa) de manteiga
·         Sal e pimenta a gosto
·         2 dentes de alho picados

Modo de preparo
Lave as folhas de couve e retire o talo. Enrole as folhas como se fossem um charuto e corte em tirinhas bem finas.






1.       Leve uma frigideira grande ao fogo e derreta a manteiga. Coloque o alho e refogue rapidamente sem deixar queimar.
2.       Junte a couve e coloque 2 colheres de água. Tampe a frigideira por um minuto para a couve cozinhar um pouco no vapor. Destampe e continue refogando a couve, mexendo sempre, até ficar ao ponto - mais uns 3 ou 4 minutos. Tempere a gosto e sirva.

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Suco verde é uma boa forma de consumir couve.
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A vitamina E das folhas verdes escuras é importante para a saúde do cérebro.




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