13/04/15





Os chips de legumes são ótimas alternativas para substituir os produtos industrializados servidos como aperitivos. Eles podem ser feitos em casa, de um jeito muito simples e prático.


1. Batata-doce
A batata-doce é um ótimo alimento para fornecer energia através de carboidratos complexos, ou seja, que não elevam rapidamente o açúcar do sangue. Ela é indicada para quem pratica atividades físicas e, em pequenas quantidades, a quem está de dieta.



2. Mandioquinha
Fonte de fibras, a mandioquinha ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Ela também possui altos níveis de vitaminas C, B, K e E e propriedades anti-inflamatórios e antioxidante.



3. Beterraba
A beterraba ajuda a desintoxicar o organismo, estimula a produção de glóbulos vermelhos, é fonte de vitamina e ferro e de fibras, que ajudam na digestão. Além disso, a beterraba possui poucas calorias, o que a torna ideal para quem quer perder peso.



4. Abobrinha
A abobrinha é mais um legume que fica extremamente saboroso em forma de chips. Ela é rica em potássio, que ajuda a dar elasticidades às artérias e também a prevenir as câimbras. A abobrinha também é rica em vitaminas A e do complexo B, fósforo, cálcio e magnésio.



5. Batata
As batatas produzem os chips mais tradicionais. Por ser tão popular, esta opção tende a agradar muitas pessoas. Além disso, ela também traz benefícios à saúde. A batata é rica em vitamina C e B, zinco e magnésio. Suas propriedades antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento e deixam as células mais saudáveis.


Como fazer:
O processo é praticamente o mesmo para todos os alimentos. Após higienizá-los, é necessário cortá-los em fatias bem finas. Uma boa opção é usar o ralador, para garantir que as tiras serão bem fininhas. Este cuidado deixará os chips mais crocantes e eles serão assados mais rapidamente.
Deixe o forno pré-aquecido em 180ºC. Forre uma forma com papel manteiga, espalhe as fatias. Em um recipiente separado, misture azeite, sal e pimenta a gosto. Passe a mistura sobre as fatias e leve a forma ao forno por 20 minutos. Depois desse tempo, vire as fatias e leve-as de volta ao forno até que fiquem crocantes. Uma sugestão é utilizar a opção “dourador” no forno. 

Dica: para ficar bem sequinho, vc leva ao microondas por 2 minutos, vira, leva mais 2 minutos e depois coloca no forno.


fonte: ciclovivo.com.br
20

20 comentários:

  1. Tem como fazer na fritadeira sem óleo? Qual a temperatura e o tempo?

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta... Tbm gostaria de saber! ��

    ResponderExcluir
  3. Nao deu certo...grudaram todas no papel manteiga....Acho que ficram muito finas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será q numa forma teflon não daria certo? Vou tentar...rs

      Excluir
    2. Passei azeite no papel manteiga antes de colocar a batata doce e deu certo.

      Excluir
  4. Ninguem respondeu se pode fzr na fritadeira sem oleo.rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja fiz de batata doce e deu certo

      Excluir
  5. Ninguem respondeu se pode fzr na fritadeira sem oleo.rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Dá sim pra fazer na fritadeira sem óleo: tem que cortar em fatias fininhas, secar bem sequinho, colocar num recipiente, misturar com meia colher de sopa de azeite (para uma batata doce grande por ex. e misturar com as mãos), aquecer a fritadeira em 200º por 5min, abaixar para 180º, colocar tentando espalhar um pouco as fatias e cozinhar por mais uns 30', dependendo da fritadeira. O segredo é mexer a cada 10 min e até ir retirando as mais queimadinhas antes. Dá um trabalhinho, mas fica perfeito.

    ResponderExcluir
  7. Ficaram moles e grudou tudo no papel manteiga.
    Ficou bom não.

    ResponderExcluir
  8. Já tentei várias vezes, em várias espessuras e sempre fica mole e grudado. Pra fucar igual da foto, só frito.

    ResponderExcluir
  9. O legume ficar mole pode ser problema com a temperatura do forno. Os fornos a gás não mantém a temperatura estável. Tentem aumentar um pouco a temperatura e evitem abrir o forno com muita frequência. Quanto a ficar "grudado", é só espalhar o legume uma fatia bem separadinha da outra.

    ResponderExcluir
  10. BOA TARDE! ADOREI ESSA SUGESTÃO É ÓTIMO VOU FAZER.
    ABRAÇOS A TODOS.

    ResponderExcluir
  11. Tem que secarbem sequinho com papel toalha e untar a forma, não precisa de papel toalha! Faço com grão de bico, batata doce...

    ResponderExcluir
  12. Tem que secarbem sequinho com papel toalha e untar a forma, não precisa de papel toalha! Faço com grão de bico, batata doce...

    ResponderExcluir
  13. Fiz não ficou legal também, grudaram e ficaram moles. Fiquei frustrada.sequei as rodelinhas bem sequinhas, temperei, mas....não ficou legal. Que dó.

    ResponderExcluir
  14. O segredo para ficar crocante é colocar as rodeios por 10 min em uma tifgela com pedras de gelo, depois secar bem e assar.

    ResponderExcluir
  15. Se deixar assar o tempo certo eles ficam perfeitos. Quando a gente tira do forno é normal ficarem um pouquinho moles mas depois de frios ficam crocantes

    ResponderExcluir

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA