13/04/2015





Os chips de legumes são ótimas alternativas para substituir os produtos industrializados servidos como aperitivos. Eles podem ser feitos em casa, de um jeito muito simples e prático.


1. Batata-doce
A batata-doce é um ótimo alimento para fornecer energia através de carboidratos complexos, ou seja, que não elevam rapidamente o açúcar do sangue. Ela é indicada para quem pratica atividades físicas e, em pequenas quantidades, a quem está de dieta.



2. Mandioquinha
Fonte de fibras, a mandioquinha ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Ela também possui altos níveis de vitaminas C, B, K e E e propriedades anti-inflamatórios e antioxidante.



3. Beterraba
A beterraba ajuda a desintoxicar o organismo, estimula a produção de glóbulos vermelhos, é fonte de vitamina e ferro e de fibras, que ajudam na digestão. Além disso, a beterraba possui poucas calorias, o que a torna ideal para quem quer perder peso.



4. Abobrinha
A abobrinha é mais um legume que fica extremamente saboroso em forma de chips. Ela é rica em potássio, que ajuda a dar elasticidades às artérias e também a prevenir as câimbras. A abobrinha também é rica em vitaminas A e do complexo B, fósforo, cálcio e magnésio.



5. Batata
As batatas produzem os chips mais tradicionais. Por ser tão popular, esta opção tende a agradar muitas pessoas. Além disso, ela também traz benefícios à saúde. A batata é rica em vitamina C e B, zinco e magnésio. Suas propriedades antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento e deixam as células mais saudáveis.


Como fazer:
O processo é praticamente o mesmo para todos os alimentos. Após higienizá-los, é necessário cortá-los em fatias bem finas. Uma boa opção é usar o ralador, para garantir que as tiras serão bem fininhas. Este cuidado deixará os chips mais crocantes e eles serão assados mais rapidamente.
Deixe o forno pré-aquecido em 180ºC. Forre uma forma com papel manteiga, espalhe as fatias. Em um recipiente separado, misture azeite, sal e pimenta a gosto. Passe a mistura sobre as fatias e leve a forma ao forno por 20 minutos. Depois desse tempo, vire as fatias e leve-as de volta ao forno até que fiquem crocantes. Uma sugestão é utilizar a opção “dourador” no forno. 

Dica: para ficar bem sequinho, vc leva ao microondas por 2 minutos, vira, leva mais 2 minutos e depois coloca no forno.


fonte: ciclovivo.com.br
34

34 comentários:

  1. Tem como fazer na fritadeira sem óleo? Qual a temperatura e o tempo?

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta... Tbm gostaria de saber! ��

    ResponderExcluir
  3. Nao deu certo...grudaram todas no papel manteiga....Acho que ficram muito finas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será q numa forma teflon não daria certo? Vou tentar...rs

      Excluir
    2. Passei azeite no papel manteiga antes de colocar a batata doce e deu certo.

      Excluir
    3. passe alguma gordura no papel manteiga, óleo, azeite, manteiga; os papeis manteigas que temos no Brasil não são muito bons.

      Excluir
  4. Ninguem respondeu se pode fzr na fritadeira sem oleo.rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja fiz de batata doce e deu certo

      Excluir
    2. Heloísa, tem um blog chamado fritadeirasemoleo.blogspot.com, tem receitas muito variadas.

      Excluir
  5. Ninguem respondeu se pode fzr na fritadeira sem oleo.rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Dá sim pra fazer na fritadeira sem óleo: tem que cortar em fatias fininhas, secar bem sequinho, colocar num recipiente, misturar com meia colher de sopa de azeite (para uma batata doce grande por ex. e misturar com as mãos), aquecer a fritadeira em 200º por 5min, abaixar para 180º, colocar tentando espalhar um pouco as fatias e cozinhar por mais uns 30', dependendo da fritadeira. O segredo é mexer a cada 10 min e até ir retirando as mais queimadinhas antes. Dá um trabalhinho, mas fica perfeito.

    ResponderExcluir
  7. Ficaram moles e grudou tudo no papel manteiga.
    Ficou bom não.

    ResponderExcluir
  8. Já tentei várias vezes, em várias espessuras e sempre fica mole e grudado. Pra fucar igual da foto, só frito.

    ResponderExcluir
  9. O legume ficar mole pode ser problema com a temperatura do forno. Os fornos a gás não mantém a temperatura estável. Tentem aumentar um pouco a temperatura e evitem abrir o forno com muita frequência. Quanto a ficar "grudado", é só espalhar o legume uma fatia bem separadinha da outra.

    ResponderExcluir
  10. BOA TARDE! ADOREI ESSA SUGESTÃO É ÓTIMO VOU FAZER.
    ABRAÇOS A TODOS.

    ResponderExcluir
  11. Tem que secarbem sequinho com papel toalha e untar a forma, não precisa de papel toalha! Faço com grão de bico, batata doce...

    ResponderExcluir
  12. Tem que secarbem sequinho com papel toalha e untar a forma, não precisa de papel toalha! Faço com grão de bico, batata doce...

    ResponderExcluir
  13. Fiz não ficou legal também, grudaram e ficaram moles. Fiquei frustrada.sequei as rodelinhas bem sequinhas, temperei, mas....não ficou legal. Que dó.

    ResponderExcluir
  14. O segredo para ficar crocante é colocar as rodeios por 10 min em uma tifgela com pedras de gelo, depois secar bem e assar.

    ResponderExcluir
  15. Se deixar assar o tempo certo eles ficam perfeitos. Quando a gente tira do forno é normal ficarem um pouquinho moles mas depois de frios ficam crocantes

    ResponderExcluir
  16. se fritar em oleo quente vai ficar calorico

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber se foi empanadas elas ou não e o que coloca para assar no forno Coloca alguma coisa nela tá ela assar ou não se puder me responder obrigado

    ResponderExcluir
  18. Essa receita não dá certo de jeito nenhum, já fiz de todas as maneiras. Ela gruda e fica mole.

    ResponderExcluir
  19. Apesar dos comentários, vou tentar...rsrs

    ResponderExcluir
  20. Eu até consegui fazer pra ficarem razoáveis de comer, mas gruda mesmo e fica meio mole. Igual da foto só fritando no óleo.

    ResponderExcluir
  21. Já tetei fazer não deu certo,porém podem fritar sim,só que perderá a qualidade por ser fritura...

    ResponderExcluir
  22. A foto da mandioquinha deve estar errado, parece ser berinjela

    ResponderExcluir
  23. Acho que a foto da abobrinha está trocada com a da mandioquinha...

    ResponderExcluir
  24. Ficou horrível. Mole e agarrado no fundo

    ResponderExcluir
  25. Fiz na Airfryer e ficou perfeita

    ResponderExcluir
  26. Fiz com legumes e não deu certo, mas com couve ficou super crocante uma delícia.

    ResponderExcluir

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA