25/03/15








Passo-a-passo para fazer uma horta em casa


1.      Em uma jardineira ou  vaso use: terra vegetal, areia de construção e adubo. Para a montagem use: pedrinhas no fundo do vaso ou cacos de telha, depois a areia úmida e a mistura da terra vegetal com o adubo.

2.    Faça furos no fundo da jardineira (se o modelo não vier com os orifícios de fábrica). A jardineira deve ter no mínimo três furos para escoar a água, mas esse número pode aumentar se o recipiente for maior.
3.     Misture a terra para  deixá-la bem fofa, se você não tiver uma pazinha para misturar use uma colher velha.
4.    Retire do saco plástico ou vasinho as mudas com o torrão, cuidando para não estragar a muda, pois elas são muito sensíveis,  transfira para o vaso ou jardineira e complete com terra. Após o plantio, regue as mudas com o regador.
Lembrando que você deve regar sua horta todas as manhãs para deixar o solo sempre umedecido, mas não encharcado!


Opte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão, couve e rúcula ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Vegetais de raízes longas, como cenoura, rabanete e mandioquinha, não se adaptam bem a solos pouco profundos.
As espécies de manjericão, por exemplo, pedem sempre vasos com altura maior de 25 cm. Já tomilho, orégano e manjerona, ficam bem acomodados em vasos de 15 cm.


Não adianta colocar muitas espécies num mesmo vaso: em vaso pequeno, coloque apenas uma espécie; em médios, uma ou duas, e assim por diante.




2

2 comentários:

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA