10/02/15





Cremes e medicamentos não são a única alternativa para cuidar da saúde. Cabelos ressecados, unhas frágeis, dermatoses, como a acne e a caspa, tensão, cólica em bebês, TPM, irritação na garganta e até a enxaqueca são problemas que podem ser tratados mais naturalmente. 

Quer saber como?
 


Com a ajuda da Doutora Christiana Alonso, que é dermatologista formada pela Universidade de São Paulo e com doutorado pela mesma instituição, confira o que pode ser feito em cada um destes casos.
Se o problema são dermatoses provocadas por tensão emocional, a solução é fazer exercícios respiratórios seguidos de uma rápida meditação, de 10 a 20 minutos, uma vez pela manhã e outra à noite. “A prática regular dessa técnica diminui os níveis de cortisol, o chamado hormônio do estresse, e ajuda no controle da acne, da caspa e até na redução da gordura corporal, já que acelera o metabolismo”, explica.

No caso de fragilidade nas unhas, use o óleo de malaleuca. Massageie diariamente as unhas com essa substância durante um mês. Nesse período, não use esmaltes, removedores ou acetonas e também não tire a cutícula. A folha de babosa pode ajudar quando os cabelos estiverem muito ressecados. Ela contém uma substância gelatinosa de elevado poder hidratante e pode ser aplicada “in natura”. Bastar deixar agir por 20 minutos e enxaguar os cabelos na sequência.

Se você estiver muito tenso ou se a ideia é amenizar a cólica em bebês, use o chá da flor da camomila até quatro vezes ao dia.  Ele também vai bem na forma de compressa fria para aliviar olheiras e na higiene do bebê na hora de trocar a fralda para evitar infecções. 

Agora, quando o problema for TPM e enxaqueca, faça um escalda-pés. No caso da TPM deve ser feito durante todo o ciclo menstrual por cerca de 20 minutos. “Quem tiver dificuldade em fazer isso pode conseguir efeito similar alternado ciclos de duchas quentes e frias durante o banho”, diz a doutora.

No caso de uma irritação de garganta que não cede de jeito nenhum após resfriados, a solução é fazer gargarejo com água morna e 10 gotas de extrato de própolis. O recomendado é fazer uma vez pela manhã e outra à noite por dois ou três dias.

Gostaram? Mas, não se esqueçam: em caso de dúvidas, o melhor a fazer é consultar o seu médico de confiança.

fonte: universojatoba.com.br
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA