27/02/15


Nessa quinta-feira dia, 26, houve uma verdadeira revolução nas redes sociais envolvendo um Vestido "Azul com Preto", sim ele é "Azul com Preto". O problema é que uma grande parte das pessoas enxergam "Branco com Dourado".
Vamos entender um pouco o acontecido:
Buzzfeed pegou no  Tumblr um post em que as pessoas discutiam a cor de um vestido fotografado em uma festa de casamento. Para um grande número de pessoas, o vestido era "Branco com Dourado", enquanto outras pessoas viam "Azul com Preto", e como citado acima, o vestido era mesmo "Azul com Preto", de acordo com pessoas que estiveram no evento e pelo Adobe pela verificação do código da cor. O assunto foi uma verdadeira febre na Internet, sendo abordado até por grandes empresas como a Sony, Amazon, Victoria Secret's. 


Vamos para uma explicação para o fenômeno. 
De acordo com a ciência o fenômeno é conhecido como “ilusão de luminosidade”. “É uma “ilusão” que mostra o sucesso do sistema visual. Não é um bom medidor de luz, mas esse não é o seu propósito: se o sistema visual se baseasse apenas na luminância, não distinguiríamos uma superfície branca mal iluminada de uma superfície negra muito iluminada. A capacidade que o sistema tem para o fazer é aquilo a que se chama a “constância da luminosidade”.
Uma explicação mais longa "É que o olho humano foi adaptado para enxergar com a luz natural. E nós estamos o tempo todo “descontando” a variação de cor da luz solar, do alaranjado pela manhã, ao dourado do meio-dia, ao azulado-lilás de tardinha, para tentar formar algo próximo da cor real. “Então as pessoas ou tentam descontar o lado azul, o que no caso faz elas perceberem o vestido como branco e dourado, ou descontar o lado dourado, o que no caso faz você chegar ao azul e preto”, segundo Bevil Conway, neuroscientista da Wellesley College nos EUA.
Ele e outros cientistas confirmaram que o escândalo do vestido foi um fenômeno de viés de percepção visual. Como tudo na internet se espalha rapidamente, o caso deixou de ser só uma curiosidade científica para ser uma amostra do alcance global das bobagens virais, os memes, que se formam todo dia. 

Fonte: Yahoo
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA