25/01/15



A primeira informação valiosa sobre o processo de lavar roupas brancas é que nunca deve se usar alvejantes que contenham cloro, estes realmente possuem o poder de tirar manchas, mas, devido aos componentes químicos, o tecido pode amarelar e ficar desgastado. Prefira os produtos oxigenados.
Outra dica importante é sempre conferir as informações que estão na etiqueta das roupas, o fabricante deixa discriminado tudo o que é necessário para que a peça possa ser preservada, lavada e passada da maneira correta.
Em todas as receitas e dicas de como branquear a roupa é possível usar produtos que a grande maioria das pessoas possui em casa, por exemplo, o bicarbonato de sódio funciona como um detergente, ele ajuda a eliminar manchas mais difíceis e até diluir a gordura que fica no tecido e acaba encardindo com o tempo.


A água normalmente é usada quente ou morna, pois facilita o trabalho do sabão e do bicarbonato amolecendo as fibras do tecido e fazendo com que a sujeira se solte mais facilmente.
Outro item muito usado é o vinagre, que serve para branquear, amaciar, tirar odores das roupas, entre outras muitas coisas.
Um excelente alvejante natural é o sol, não há nada melhor para tirar mancha ou “desamarelar” do que ensaboar a peça com sabão neutro ou sabão de coco e colocar ao sol. Realmente clareia, mas com o tempo o sol pode danificar as fibras do tecido, então é preciso ter muito cuidado para não tornar essa prática um hábito.
O anil foi muito usado para limpar a roupa branca, mas que ele só cria uma ilusão de branco, criando uma nuance azulada na cor, portanto, não é aconselhável o uso deste produto.
Confira as dicas do passo a passo para ajudar a lavar as roupas brancas e mantê-las sempre com o tom vibrante e bonito:

1. Separe as roupas


O primeiro passo para começar a lavar as roupas é separar as brancas das coloridas. As peças com cor podem soltar tinta e manchar as peças brancas, por isso precisam ser lavadas separadamente.

2. Retire as manchas

Antes mesmo de deixar as roupas de molho é bom verificar se não há nenhuma mancha, se houver, retire antes de deixar de molho. O certo é tirar a mancha assim que ela é feita, manchas secas se tornam mais resistentes e mais difíceis de retirar.
Existem diversos produtos pré-lavagem que retiram as manchas, mas em alguns casos nem os produtos especializados são o suficiente para limpar perfeitamente.
Como a maioria das pessoas que usa branco todos os dias são profissionais da saúde, manchas de sangue são comuns e nesse caso a água oxigenada 10 volumes é excelente para tirar essas manchas, basta colocar um pouco sobre a mancha e deixar uns minutos.
Outro produto bom para tirar as manchas em geral é o álcool, solvente e desinfetante, este produto retira qualquer tipo de sujeira.

3. Deixe de molho


Não é bom esfregar muito nenhuma peça de roupa, com o uso e a frequência das lavagens a fibra do tecido começa a ficar desgastada. Por isso, antes de esfregar sua roupa branca, coloque-a de molho. Existem diversos truques de como deixar de molho para que a peça não fique amarelada nem encardida.
Algodão e linho: Em um balde coloque a peça de roupa e cubra com água quente. Acrescente um copo de álcool, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um copo de sabão em pó ou sabão de coco ralado. Deixe de molho por 2 horas e lave normalmente.
Seda: Deixe de molho no leite e depois lave com sabão de coco ou neutro, enxaguando bem. Evite colocar peças de tecidos delicados como a seda na máquina de lavar.

4. Lavar a roupa normalmente


Existe uma dica para lavagem de roupas brancas na máquina de lavar que é muito válida: Para cada cinco litros de água na máquina, coloque um copo de álcool, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e a medida usual de sabão. Essa receita garante que suas peças se mantenham por mais tempo com “caras de nova”.
Nunca lave suas roupas brancas com muito amaciante e sempre enxágue muito bem, se sobrarem resíduos do produto, as roupas podem ficar com manchas ou amareladas.
E por fim, para garantir a limpeza da roupa branca, coloque cada peça para secar pelo avesso. Assim você evita que os varais ou alguma sujeira do ar acabem manchando o tecido.

 fonte: m de mulher e dicascaseiras.com.br


2

2 comentários:

  1. Tenho muita dúvida quanto as peças de cores claras, como por exemplo camisas masculinas. Não sei se lavo junto das roupas coloridas ou das brancas. O que fazer? Todas as dicas acima são úteis para essas roupas também? ;)

    ResponderExcluir
  2. As peças de cores claras também deve ser lavadas separadamente.

    ResponderExcluir

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA